Cursos online Faça um curso de Papelaria Personalizada
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

segunda-feira, 5 de março de 2012

0 blogger

Crianças que praticam esportes vão melhor na escola

Crianças que praticam esportes vão melhor na escola

Passado o início do ano letivo, em que pais e filhos estavam na maior expectativa para o começo das aulas e agora que já acabou o Carnaval, que tal se programar para colocar a garotada para fazer uma atividade física nas horas livres?


Além de prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares na vida adulta, praticar esportes promover a socialização e ensina bons hábitos de vida. É que aponta uma pesquisa recente feita na Holanda e que constatou que crianças que praticam esporte possuem melhor desempenho na escola.



De acordo com o estudo, alunos que fazem esportes alcançam melhores avaliações cognitivas, ou seja, é como se conseguissem prestar melhor atenção na sala de aula e nos estudos em casa.

O pediatra Jose Luiz Setubal, do Hospital Infantil Sabará, explica: nadar, pedalar, jogar bola são atividades que melhoram a oxigenação cerebral, a comunicação entre as células nervosas e as sinapses.

“Por meio de variáveis fisiológicas é possível provar que a atividade física interfere no metabolismo, no aumento do fluxo sanguíneo e até na atividade elétrica do cérebro. Além disso, o esporte estimula a secreção de substâncias, como a endorfina cujo efeito também é positivo a nível cerebral”, detalha o médico.

O pediatra lembra que a prática esportiva deve ser estimulada na criança sempre de forma lúdica e que eles precisam ter prazer, se divertir.

“Também é preciso levar em conta as fases do desenvolvimento.  A maturidade biológica deve ser respeitada e como varia para cada criança, é importante antes consultar um médico para identificar o ritmo biológico de crescimento de cada jovem”, diz o médico.

Até os 3 anos, a criança está em pleno desenvolvimento motor, deve-se incentivar atividades como brincadeiras. Dos 4 aos 7 anos, é aconselhável que elas corram, pulem, subam em brinquedos. Dos 8 aos 11 anos, já é possível optar por um esporte favorito, mas sem competição para evitar conflitos emocionais. Dos 12 aos 14 anos, pode ocorrer o início do treinamento profissional, visando resultados, mas adotando cuidados para evitar lesões e não sobrecarregar os grupos musculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!