Cursos online Faça um curso online com certificado
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

sábado, 17 de março de 2012

0 blogger

Dicas para seu filho comer melhor

Meu filho não come nada!!! 
Essa queixa é muito freqüente e os pais ficam desesperados quando a criança rejeita refeições. A perda de apetite tem inúmeros motivos. O ideal é investigar as prováveis causas com ajuda de um pediatra. Entretanto, é comum após o 1º ano de vida que os pequenos não liguem tanto para a comida. Primeiro porque o ritmo de crescimento diminui e, segundo, porque é uma fase marcada pelos estímulos externos, sendo natural o momento da refeição ficar em último lugar.

Não desista: seja insistente! A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. É freqüente a repulsa por determinados alimentos. Minha sugestão é que você (mãe ou pai) insista com paciência e ofereça o novo ingrediente cinco, seis vezes, em receitas diferentes. Aos poucos a criança acaba cedendo e não custa nada experimentar.
Brincadeiras durante as refeições: O momento da refeição deve ser encarado com seriedade! Claro que também, com a família reunida é um momento de descontração, porém, nada de aviãozinho! Brincar com a comida distrai a criança e desperdiça alimentos.

Dizer Sempre Sim. A criança sem limites para guloseimas torna-se desregrada, se alimenta mal, não segue horários e recusa alimentos ricos em nutrientes fundamentais para seu crescimento e desenvolvimento. O ideal é escolher um dia da semana ou horários e situações em que podemos ser mais liberais.
Fora de Hora: A disciplina de estabelecer horários para a criança comer, acredite, ajuda muito! Evite fornecer e estimular as beliscadas fora desses horários ou substituir as refeições pela mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
Fazer da comida a recompensa ou o castigo: "Coma tudo para ganhar a sobremesa". Esse é um erro muito comum que passa a idéia de que o alimento que está sendo oferecido não é bom e que a sobremesa é o máximo. "Se não comer a salada, não vai ganhar o presente que te prometi". Este castigo só aumenta a recusa da criança!
Monotonia: Servir sempre os mesmo alimentos e misturas enjoa. Quanto mais variada e colorida as refeições maior a variedade de nutrientes e maior a quantidade de fibras.
Não dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes! Lembre-se: a família é o espelho das crianças dentro de casa. Tenha hábitos saudáveis para que seu filho se torne um adulto saudável!
Via:Bbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!