Cursos online Faça um curso online com certificado
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

domingo, 18 de março de 2012

0 blogger

Fase dos porquês incentiva o aprendizado das crianças



Como eu nasci? O que é sexo? Como as mulheres ficam grávidas? Essas são apenas algumas das perguntas mais comuns e embaraçosas que as crianças fazem aos adultos quando entram na chamada fase dos porquês, uma época repleta de dúvidas na qual os pequenos começam a descobrir o mundo à sua volta. "A partir dos dois anos e meio até os quatro anos a criança desenvolve o que Jean Piaget denominou como período pré-operatório, também conhecido como a fase dos porquês", explica a pedagoga Andresa Santos.
"É nessa fase que a criança constrói a própria identidade. Ela passa a ter noção de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve. A partir dessa descoberta, percebe também os fatos ao seu redor, dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, aos porquês", comenta Stela Lobato, psicóloga e diretora da Boobambu Academia da Criança. "A fase dos porquês acontece quando os pequenos estão mais abertos para o mundo que os cerca. Até essa fase, eles são muito egocêntricos e não conseguem muito perceber o outro e o mundo em que estão inseridos. Já nesta fase a criança descobre um mundo muito maior, com muitas opções e que ela ainda não domina", afirma Stella Maris Bicalho de Paiva, psicóloga e psicopedagoga do Colégio Pitágoras, de Belo Horizonte (MG).
Por isso, é natural que os pequenos tenham dúvidas sobre assuntos mais delicados, como o sexo. "É normal que as crianças façam perguntas sobre este assunto. Isso faz parte do desenvolvimento e é um tema que não é falado. Logo, as crianças fantasiam sobre ele. Sexo não deveria ser um assunto difícil, ele deveria ser normal e é com naturalidade que precisa ser respondido para as crianças, sempre de forma curta e honesta, realmente esclarecendo a dúvida. Até para que ela não fique sem resposta, fantasie sobre as respostas ou pesquise com outras fontes, como os amigos da mesma idade, revistas ou internet", alerta Paula Pessoa Carvalho, psicóloga da Estímulo Consultoria.
"Com o volume de informações a que tem acesso através de televisão, escola, colegas e jogos, a criança é apresentada a temas novos a todo instante. O assunto sexo é um dentre tantos outros que ela pode perguntar e ter curiosidade, pois nesse momento está também descobrindo o seu corpo e as diferenças que existem entre o corpo do menino e da menina. É importante estar atento à pergunta do seu filho, pois muitas vezes ele quer uma resposta simples e que satisfaça sua curiosidade do momento. Portanto, responda de forma clara e objetiva, sem criar história", indica Stella Maris. "Na hora de responder aos pequenos uma coisa é certa, não se deve mentir. É importante explicar o que eles querem saber, mas sem entrar em detalhes. Evite falar da cegonha e da sementinha. Hoje, existem muitos livros ilustrados que os terapeutas indicam aos pais para suprir a dúvida das crianças em relação à curiosidade sobre sexo", recomenda Andresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!