Cursos online Faça um curso online com certificado
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

segunda-feira, 19 de março de 2012

0 blogger

Iogurte - Delícia que faz bem pra saúde


O iogurte, quem diria, já foi até considerado um medicamento. Tanto que no começo do século XX só estava à venda em farmácias. De lá para cá, o produto foi industrializado e tornou-se um alimento tão rico e saudável, que não pode faltar no cardápio de toda a família. 
Entre seus benefícios, aumenta a imunidade, auxilia na reconstrução da flora intestinal após diarréias ou tratamentos com antibióticos, e é bem aceito por crianças com intolerância à lactose. As bactérias do bem, presentes em sua fórmula, também agem contra fungos e algumas outras bactérias, ajudando a curar diversas infecções. Com tantas vantagens, uma outra muito importante: é saboroso. 

Para crescer forte
A partir dos seis meses de idade, já pode ser oferecido ao bebê na quantidade de uma unidade ao dia. No caso de crianças alérgicas ao leite de vaca, recomenda-se preparar o produto em casa, utilizando leite de cabra. Na composição do iogurte, entram elementos nutricionais importantíssimos, como proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às da carne, peixe e ovos. Também contém as vitaminas A, as do complexo B, e constitui-se, principalmente, em fonte de cálcio, mineral indispensável na infância, quando o desenvolvimento acelerado requer ossos fortes. 



Até a adolescência, todo esse cálcio absorvido forma uma reserva, que vai proteger o organismo, mais tarde, contra a osteoporose, doença causada pela diminuição da massa óssea e, por isso, ligada à deficiência do mineral. A osteoporose deixa os ossos fracos, propensos a fraturas, especialmente em pessoas idosas. 

Pura fermentação
O iogurte é um leite fermentado pela ação de bactérias boas, as Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus. Só pode ser chamada de iogurte, a mistura que contém estes dois microorganismos combinados. Os demais, preparados com outro tipo de lactobacilos são classificados como leite fermentado. Tanto iogurtes quanto leites fermentados ajudam a desenvolver uma flora intestinal saudável, evitando e tratando típicas diarréias infantis, devido à ação equilibradora dos chamados fermentos lácticos. 

Leite X Iogurte
As bactérias do iogurte consomem lactose - o açúcar do leite -, para obter energia, agindo como se promovessem uma pré-digestão no organismo. Com isso, caso a criança tenha intolerância à lactose, o iogurte torna-se uma opção para suprir a quantidade necessária de cálcio. 

Essas bactérias, ao mesmo tempo em que consomem o açúcar, eliminam o ácido lático, formando uma coalhada. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e as vitaminas, porém, com menos lactose, transformando-se em um alimento de fácil digestão. 

Dose de cálcio
A dose diária de cálcio recomendada é de 800 mg/dia, encontrada em três copos de leite ou de iogurte. Como se costuma adicionar leite em pó no processo de fabricação, além de ficar com mais cálcio que o leite, o iogurte tem, ainda, mais proteína. Além dele, os queijos, requeijões e outros derivados do leite também estão entre os alimentos que contribuem para a calcificação dos ossos, em todas as fases da vida, prevenindo a osteoporose. 

Sempre no cardápio
Indispensável no cardápio, o iogurte não é indicado como sobremesa para o bebê. Rico em cálcio, pode atrapalhar a absorção do ferro e do zinco presentes nas refeições principais. 

Quer tornar este alimento ainda mais gostoso e nutritivo? Experimente misturá-lo com aveia, cereais ou frutas da época cortadas em pedacinhos. 

Via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!