Cursos online Faça um curso de Papelaria Personalizada
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

terça-feira, 6 de março de 2012

0 blogger

Mitos e verdades nos cuidados com o recém-nascido

Você está grávida e escuta diferentes opiniões sobre os primeiros meses de vida do bebê? Com alguns cuidados é possível curtir os momentos com a criança sem ansiedade. A seguir, confira respostas para os principais mitos e verdades sobre os cuidados com o recém-nascido:




É preciso oferecer água ao recém-nascido, além do leite materno
Mito. De acordo com Mariana Zanotto Alves, especialista em cuidados com recém-nascidos, “durante os primeiros seis meses de vida, o bebê consome a quantidade necessária de líquidos ingerindo somente o leite materno. Oferecer água, chás ou outros líquidos pode fazer com que ele se sinta satisfeito precocemente e recuse o leite materno. Mães que possuem indicação médica para não amamentar e optam pelas fórmulas infantis também não devem ofertar água ao bebê”.

O bebê precisa arrotar a cada mamada
Mito. Segundo Mariana Zanotto, colocar o bebê na posição vertical após mamar é especialmente importante quando o bebê sofre de refluxo, já que evita o retorno do leite e ácidos presentes no estômago: “Mas isso não significa que ele irá arrotar. Muitos bebês não arrotam após a mamada. Alguns podem eliminar os gases em forma de flatos. Neste caso, considere sua missão cumprida e não se preocupe”.

Nas primeiras semanas de vida é preciso higienizar o umbigo do bebê com frequência
Parcialmente verdade. De acordo com o pediatra Fernando F. Martins, chefe da UTI Neonatal da Maternidade Perinatal Barra, limpar o local três vezes por dia é suficiente para evitar complicações. “Recomendo fazer a higiene junto com a troca de fraldas. O mais importante é manter o local limpo e seco, até que ele caia sozinho”. “Não aplique álcool no local e dobre a fralda na cintura, evitando que o umbigo fique coberto e possa infeccionar”, explica Mariana Zanotto.

Bebês que tomam banho antes de deitar dormem melhor
Verdade. Mariana Zanotto explica que o banho ajuda a acalmar e relaxar o bebê, preparando-o para uma boa noite de sono. No livro “O Sono do meu Bebê” (Editora CMS, 104 páginas, R$33,90), a psicóloga Renata Soifer Kraiser explica que o banho é um verdadeiro acontecimento para o recém-nascido. Se incluído no ritual noturno diário, o banho ajuda a separar o dia da noite. Com o tempo, o bebê será condicionado a entender que está na hora de se preparar para adormecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!