Cursos online Faça um curso de Papelaria Personalizada
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

quinta-feira, 15 de março de 2012

0 blogger

Mitos e Verdades sobre receitinhas caseiras


Quem tem crianças em casa sabe quantos imprevistos são capazes de acontecer em um único dia. Um arranhão, uma reação alérgica, febre, diarréia etc. Saiba que algumas receitinhas caseiras podem ajudar em uma emergência, enquanto você procura ajuda médica! 

Uma delas é sobre o uso de vinagre no combate de lêndeas, muito comum em crianças. Dra. Camila Reibscheid, pediatra do Hospital São Luiz e criadora do portal Pediatria em Foco, acredita que ajuda bastante. "A mistura água com vinagre forma uma solução ácida que quando aplicada no cabelo, dissolve a gordura que prende as lêndeas ao fio. Depois é só passar um pente bem fino para tirar as lêndeas.

Então confira mais algumas destas receitinhas caseiras e descubra se são mitos ou verdades:

Banho morno ajuda a baixar a febre? Dra. Camila Lima Reibscheid explica: ”O banho morno pode ajudar, mas não é o responsável direto por baixar a febre. O que acontece é que todos os antitérmicos demoram em torno de 40 minutos para começarem a fazer efeito. Durante este período, um banho morno ajuda a criança a trocar calor com a água, auxiliando no processo de baixar a temperatura. Mas atenção: o banho deve ser morno, nunca frio!”.

Chá de erva-cidreira realmente tranquiliza a criança? “A erva-cidreira tem efeitos calmantes, mas não deve ser dada para bebês menores de seis meses. Até esta idade, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda aleitamento materno exclusivo, sem chás, sucos ou água”, alerta a pediatra do Hospital São Luiz.

Mel ajuda a combater a tosse? “Sim, pode ajudar. Mas deve-se atentar para a origem e qualidade do produto e verificar se tem autorização para consumo”, orienta a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes. “O mel inibe a proliferação de bactérias e também auxilia nos desconfortos relacionados à deglutição da secreção, durante o processo viral. Mas é proibido para menores de um ano, pelo risco de alergias e contaminação”, avisa Dra. Camila.


Amido de milho é eficiente contra assadura? “A assadura ocorre devido o atrito das fezes, urina e suor em contato com a pele do bebê, em um ambiente quente e úmido. O amido de milho funciona para manter a pele seca, evitando as assaduras”, afirma Dra. Camila Reibscheid



Passar alho na picada de inseto diminui a irritação? A pediatra do Hospital São Luiz opina: “O alho tem propriedades anti-inflamatórias. Quem nunca ouviu falar de chá de alho para gripe? Se colocado após a picada, pode diminuir um pouco o incômodo, mas não cura a picada”. A Dra. Fátima Rodrigues Fernandes discorda: “Não é recomendado, pois pode complicar a lesão causando uma dermatite irritativa.”


Agua com açúcar realmente pode acalmar a criança? “Em situações de stress extremo pode ocorrer uma descarga de adrenalina, e o açúcar pode ajudar a normalizar a glicemia, dando sensação de alívio”, diz Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará. “O açúcar tem a capacidade de liberar serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, completa Dra. Camila Lima Reibscheid pediatra do Hospital São Luiz e criadora do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br).


Lesões na pele curam mais rápido se não forem tampadas? Dra. Camila Lima Reibscheid responde: “Bactérias gostam de lugares quentes e úmidos para se multiplicarem. Machucado tampado é o local perfeito para elas. Quanto mais seco e arejado o machucado estiver, menor a chance de infeccionar”. “O mais recomendado é manter o machucado limpo”, ressalta Dra. Fátima Rodrigues Fernandes.


Café deixa a criança mais agitada? “Verdade. A cafeína presente no café é um estimulante do sistema nervoso central. Em excesso, pode causar agitação, irritabilidade, dificuldade de concentração e de aprendizado e até insônia em algumas crianças”, afirma a pediatra do Hospital São Luiz. A colaboradora do Hospital Sabará completa: “Chás que contêm xantinas e derivados também podem agitar a criança.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!