Cursos online Faça um curso online com certificado
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

terça-feira, 6 de março de 2012

0 blogger

Preparos para uma gravidez saudável - Vitaminas

Confira agora uma listagens de algumas vitaminas e minerais que fazem a diferença para as futuras gestantes, e os alimentos em que podem ser encontrados. Confira:



Ácido fólico - É importante para o crescimento normal, na formação de anticorpos, síntese de RNA e DNA, é vital para a divisão celular e síntese protéica, e está envolvido na prevenção dos defeitos do tubo neural. Além da alimentação, é recomendável a suplementação. Alimentos fonte: espinafre, gérmen de trigo, suco de laranja, feijão branco, levedo de cerveja, repolho cru e fígado de boi.


Vitamina A - Tem papel de destaque na visão, desenvolvimento fetal, regulação da proliferação e diferenciação celular, manutenção do tecido esquelético e da placenta. Alimentos fonte: agrião, cenoura, manga, abóbora, fígado de boi, manteiga, couve e leite


Vitamina C - Tem múltiplas funções no organismo, entre elas, a de antioxidante, participa da síntese e manutenção do colágeno (proteína estrutural dos ossos, cartilagens, músculos e vasos sangüíneos), atua na prevenção e no tratamento da anemia ajudando na absorção do ferro e aumenta a imunidade às infecções. Alimentos fonte: acerola, espinafre, laranja, pimentão, couve, goiaba, limão, couve-flor, kiwi e morango.


Vitamina D - É fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo, sendo essencial ao crescimento ósseo, como fator imunológico. Sua deficiência afeta o crescimento fetal. Alimentos fonte: gema de ovo, sardinha, fígado de frango e salmão.


Vitamina E - É um antioxidante. A deficiência pode causar anemia hemolítica em prematuros e anormalidades neuro-musculares. Alguns estudos sugerem sua ação na prevenção do aborto. Alimentos fonte: abacate, óleo de milho, soja, girassol, leite de vaca e salmão.


Vitamina K - É necessária para a coagulação sanguínea. A especificidade da vitamina K, durante a gestação, é indeterminada, contudo, por vários fatores de imaturidade do recém-nascido, este pode desenvolver a doença hemorrágica do recém-nascido. Logo, pediatras recomendam uma dose profilática de vitamina K, imediatamente após o nascimento. Alimentos fonte: agrião, espinafre, manteiga, alface, ervilha verde, queijos, brócolis, fígado bovino, couve e repolho.


Vitamina B1 - Esta vitamina é necessária para o metabolismo de proteínas, gorduras e, principalmente, de carboidratos. A deficiência desta vitamina pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Alimentos fonte: açaí, farinha de aveia, amendoim, flocos de cereais, avelã, lentilha, carne de porco, macarrão com ovos, feijão e tamarindo.


Vitamina B2 - Dentre as várias funções destaca-se a formação de células vermelhas do sangue, é necessária durante a gestação em quantidades proporcionais ao aumento dos requerimentos energéticos. Alimentos fonte: Amêndoas, Feijão, queijo prato, castanha de caju, fígado, queijo minas, castanha portuguesa, lentilha, flocos de cereais, ovo de codorna e galinha.


Vitamina B6 - Esta vitamina vem sendo indicada para gestantes no tratamento da hiperêmese gravídica (vômitos). O aumento na ingestão de proteínas leva a um aumento na ingestão de vitamina B6. Alimentos fonte: aveia, cereais integrais, leguminosas, batatas, fígado, carne de porco e frango.


Vitamina B12 - As principais manifestações de carência desta vitamina são: anemia megaloblástica e distúrbios neurológicos. Alimentos fonte: produtos de origem animal como: leite e derivados, carnes em geral, vísceras, frutos do mar, embutidos e ovos.


Cálcio - Durante a gestação são transferidos de 25 a 30g de cálcio para o feto, principalmente no 3º trimestre. Sua deficiência pode afetar o crescimento fetal, seu desenvolvimento e o parto prematuro. Alimentos fonte: leite e derivados como queijos e iogurte, sardinha, ostras e salmão.


Fósforo - Juntamente com o cálcio é um mineral essencial, encontrado, em grande proporção, nos ossos e dentes. O aparecimento de câimbras, durante a gestação, tem sido relacionado a uma diminuição do cálcio - decorrente de um desequilíbrio da relação cálcio em relação ao fósforo. Alimentos fonte: carne bovina, peixe, ovos, leite e derivados, nozes, leguminosas, cereais e grãos.


Ferro - Na gestação, é necessário não só para repor as perdas normais, como também para a expansão da massa de hemácias. Essencial, também, para cobrir as necessidades fetais e placentárias e garantir o crescimento do feto e da placenta. As necessidades de ferro são maiores a partir do 2º trimestre e é sabido que não são atingidas somente com alimentação, por isso, é recomendada a suplementação. Alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos em combinação com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), o que favorecerá sua absorção. Alimentos fonte: aves, feijões, melado de cana, banana prata, fígado de boi, ovos, carne bovina, lentilha e vegetais de cor verde-escura.


Iodo - O iodo está presente na formação dos hormônios de tireóide. A deficiência fetal de iodo é conseqüência da deficiência materna, resultando em abortos espontâneos e anormalidades congênitas. A importância nutricional deve-se ao importante papel dos hormônios no desenvolvimento cerebral normal. Alimentos fonte: frutos do mar, peixes, ricota, ovos, queijos e sal iodado.


Zinco - É um importante mineral para as gestantes, devido a sua função no crescimento e desenvolvimento normais. Atua na integridade celular e em várias reações bioquímicas. Alimentos fonte: aves, leite e derivados, ostras, carne bovina, leguminosas, peixes, cereais integrais, mariscos, queijos, fígado e nozes.


Magnésio - Participa no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. É antagonista ao cálcio, que promove contração muscular normal. O magnésio, por sua vez, promove o relaxamento muscular. Alimentos fonte: grãos de cereais, vegetais verde-escuros, leguminosas e semente de nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!