Cursos online Faça um curso de Papelaria Personalizada
Cursos online Passo a passo para lembrancinhas

PESQUISE - USE PALAVRAS SEM ACENTO

Custom Search

sábado, 4 de agosto de 2012

0 blogger

AS CRIANÇAS E O CHICLETE

Mãe, eu quero chiclete!

1) Engoli um chiclete, e agora? 

É muito perigoso engolir chicletes, principalmente para as crianças, que podem ter um problema de prisão de ventre ou até mesmo um distúrbio respiratório. O chiclete, quando engolido, pode formar uma bola no intestino, principalmente no reto, e impedir a saída das fezes. Ele pode ainda se alojar no esôfago e, assim, prejudicar a respiração. Mas isso pode ocorrer com mais frequência com as crianças que se habituaram a engolir chicletes, não com as que o fazem ocasionalmente. Quando o gostinho doce do seu chiclete acabar, cuspa-o fora, ok?

2) Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes? 

É importante lembrar que mascar chicletes não limpa os dentes. Apenas uma boa escovação e o uso habitual de fio dental é que vão limpar os dentes. Mas alguns dentistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição, pois o chiclete estimula a produção de saliva, o que ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Mas é só por isso.

Atualmente os chicletes são formulados normalmente com 4 substâncias principais; sendo elas aromatizantes, adoçantes, amaciantes e uma base de substâncias químicas sintéticas, o organismo, humano, pode absorver através das enzimas presentes no estomago três dessas substâncias (aromatizantes, adoçantes e os amaciantes), caso os chicletes sejam engolidos. Contudo, as substâncias químicas sintéticas não são absorvidas e são considerados corpos inúteis ao organismo e eliminadas junto ao bolo fecal.
Mesmo sabendo que o chiclete engolido acaba saindo mais cedo ou mais tarde nas fezes. Não é prudente engolir o chiclete, até porque existem vários relatos médicos em decorrência de chiclete engolido como, por exemplo, uma criança de 4 anos que engolia de 5 a 7 chicletes por dia e precisou passar por uma intervenção cirúrgica para retirada da massa fecal pegajosa que se formou no intestino causando o seu entupimento.


Regiane Pinheiro
Espaço Psicopedagógico Lápis de Cor
contato@espacolapisdecor.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu recadinhooooooooooo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Digite seu email e receba nossas dicas!